terça-feira, 4 de agosto de 2009

O novo papa

A fé e a espiritualidade são qualidades louváveis, tenho algumas restrições, porém, em relação à igreja. Se olharmos para a história da igreja católica, e mais recentemente para as milhares de igrejas evangélicas que se proliferam a cada dia, o que vemos, na maioria dos casos, é um negócio como outro qualquer. É o rentável mercado da fé.

Há alguns anos atrás, por ocasião da morte do Papa João Paulo II, fiz uma sátira sobre o futuro da igreja católica, e o modelo de negócio continua de pé.

O Novo Papa

VATICANO (Reuters) – A notícia da morte do Papa João Paulo II acabou sendo abafada por outra notícia; pela primeira vez na história o sucessor do trono de São Pedro não será eleito no conclave. O conselho de cardeais tentou resistir, mas não conseguiu evitar a venda da Igreja Católica Apostólica Romana para o grupo Time Warner por US$ 45 bilhões.

A transação foi mantida em sigilo absoluto durante todo o processo e ninguém pareceu perceber a due dilligence que foi feita no Vaticano no final do ano passado, quando os auditores da PricewaterhouseCoopers, contratados pela TW para o trabalho, deram o sinal verde para a transação. O CEO do grupo Time Warner, Richard Parsons, deu uma entrevista coletiva ontem e revelou os motivos da compra. Segundo Parsons o mercado da fé se transformou, recentemente, em um nicho muito lucrativo, com um grande potencial de crescimento nos próximos anos, e a Igreja Católica, como empresa líder neste mercado, representava a melhor oportunidade para os investidores interessados no setor.

O momento mais agitado da entrevista foi quando Parsons apresentou o novo papa. Na próxima terça-feira, 01 de março, o Diretor Corporativo de Entretenimento e Mídia do grupo, Jeffrey Bewkes, será coroado “Papa Paulo VII”. O anúncio chocou muitos católicos, uma vez que Bewkes não é um religioso e nunca passou pelo seminário. Na verdade Bewkes não é nem católico, seu batismo será no dia anterior à coroação. Parsons justificou a escolha dizendo que esta é uma nova era para o catolicismo, a igreja precisa se profissionalizar e para isso precisa de profissionais preparados para implementar as mudanças necessárias.

Bewkes tem 48 anos e sempre trabalhou no ramo de mídia televisiva, foi diretor da HBO e há três anos assumiu o cargo de diretor de mídia e entretenimento do grupo Time Warner, onde era o responsável pelas operações da Warner Bros., New Line Cinema, HBO, CNN, TNT, TBS, Cartoon Network e WB Television. Bewkes é formado em administração pela Yale University, e tem MBA na Stanford School of Business. Em seu primeiro pronunciamento após o anúncio, Bewkes se mostrou confiante no futuro da igreja, “O nosso principal objetivo neste momento é recuperar o market share perdido nos últimos anos para as igrejas evangélicas, para isso mudaremos drasticamente nosso posicionamento de marca. O segredo da igreja moderna é a comunicação, chegar até onde o fiel está, e para conseguir isto ninguém melhor que o grupo Time Warner.” Bewkes afirmou que “a Igreja multiplicará seus lucros da mesma forma que Jesus multiplicou os pães”.

Bewkes anunciou também uma reformulação total no primeiro escalão da igreja, a mudança da sede da igreja para Nova York, e salientou a importância do mercado de produtos licenciados para alavancar o resultado do negócio. O primeiro sinal de que as coisas serão diferentes no Vaticano poderá ser percebido na terça-feira durante a coroação, quando Paulo VII será coroado usando uma bata da Nike (que fechou um contrato para o fornecimento de todo o material dos padres católicos, e será a patrocinadora exclusiva do evento).Paulo VII, just do it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário